quarta-feira, 16 de abril de 2008

Afinal...

Há dois anos que ela tem acompanhamento psicológico e psiquiátrico (uma para ouvi-la e ajudá-la a desembaralhar o seu turbilhão emocional, o outro para tratar dos químicos que a têm mantido à tona...).

Hoje ela foi a uma consulta a três, com os dois técnicos, a fim de aferir estratégias de actuação.

Ela comunicou-lhes a sua decisão, que foi recebida sem espanto.

Mais, saiu do consultório ALIVIADA, porque teve a confirmação do psiquiatra
que a sua saúde mental é boa.
Ela não sofre de nenhuma doença mental,
não é paranóica

(como ele tanta vez lhe disse),
nem obsessiva
(como ela pensava que era, obsessiva por ele).
Afinal, as queixas, a depressão e todos os sintomas dela são REACTIVOS.
Afinal, o problema não está NELA.
O problema dela tem origem nas atitudes dele.
Ele é infantil,
emocionalmente imaturo
e extremamente egocêntrico.
Tão egocêntrico que pensou
que podia receber tudo a que tem direito
sem nunca se preocupar
com os direitos e/ou nenessidades
do outro.
Hoje, o psiquiatra disse-lhe que se tinha surpreendido por ele, em dois anos, nunca ter aparecido, nunca se ter interessado em saber como poderia AJUDAR a mulher que estava numa depressão grave. E isso é grave.
Enfim, afinal o problema não está nela.
Afinal, ela é saudável.
Afinal...

3 comentários:

Anónimo disse...

By Katatal,

Frol, de cada vez que leio e releio um post teu, fico deveras sensibilizado por ainda haver pessoas que tentam salvar o navio mesmo quando o casco ja esta cheio de rombos.
Na verdade reconheço que foste muito aquém do que devias, no fundo entendo-te bem, afinal tens dois filhotes e penso que se passaste este calvário, foi no fundo por eles.
Mas claro que outras mentes podem-te dizer que não deverias ter aturado tanto, no entanto cada um de nós tem uma forma peculiar de agir, e cada ser humano é diferente de outro, portanto somos todos iguais, mas ao mesmo tempo diferentes, por isso não me compete fazer julgamento de nada, apenas te valorizo por teres tentado por todos os meios, salvar algo em que um dia acreditaste.
Sei que este tempo te deixou mazelas, e que algumas sequelas ainda se farão presente nos dias que se aproximam, mas tens a noção que agora tens de começar a gostar de ti, coisa que relevaste para segundo plano durante este tempo.
É certo que os médicos nos ajudam em determinadas fases, mas tens de ser tu a dar o salto, e passares para o lado positivo.
Frol não deixes que a tua vida dependa de quimicos, senão estás a tapar o sol com a peneira e estarás decerto a enganar a ti mesma.
Tens de ver que durante estes tempos tentaste readaptar um "psicopata" que além de comportamentos desviantes, nunca teve para contigo um esgar de boa vontade em se reintegrar em algo que escolheu de livre vontade, pois ao que eu saiba, não o sequestras-te para casar.
Foram esses comportamentos desviantes "dele" e não teus que fizeram desabar a relação. Se ele nunca se quis regenerar, então só tens de pensar que fizeste e suportaste o mais que permitido, e se ele não se reintegrou, paciencia agora que vá à vida e que busque alguem que lhe apare o jogo como tu fizeste.
Não deixes de acreditar em ti, nõ deixes que o espectro de alguem que te martirizou, continue mesmo na penunbra ensombrando os teus dias, não valorizes quem sempre te desprezou, e por favor não tentes mais ver num sapo o principe em que um dia acredistaste.
Olha Frol, eu creio que tu padecias de uma doença "Amor cego em estado avançado", e ficaste siderado por algo que nunca quiseste ver.
Frol, sempre me pareceste, e és uma pessoa saudável, inteligente, com um excelente sentido de humor, e com muitas qualidades que muitos gostariam de ter, e com quem se gosta de conversa, por isso comento os teus post tentando desta forma fazer emergir a Frol que sempre esteve do lado da sanidade, mas que teve uma recaída temporária, mas da qual te vais levantar com maior ou menor custo, mas para isso tens de nos ouvir, tens de despertar, tens de gritar. Queremos ter-te do lado de cá, pois afinal este é o lugar de onde nunca deverias ter saído, sem medo do futuro, e sem pensares que a tua vida dependia do ar que ele respirava.
Afinal Frol, e fazendo jus ao que por vezes me chamas, és uma "gaja" muito porreira, afinal és mesmo...

Karmen disse...

Tu nunca foste doente, sempre foste incrivelmente saudável e bem disposta. Mesmo quando te sentias em baixo, apos meia duzia de palavras a disposição melhorava.
Uma pessoa depressiva, leva muito tempo a sair da "fossa".
O teu problema está mais que diagnosticado, e aos poucos vais sentindo a confiança de quem deu o passo certo, talvez um pouco demorado, mas provavelmente porque quiseste dar mesmo, até a ultima, a hipotese das coisas mudificarem.
Fica bem, e tem um bom dia.
Bjoka

Anónimo disse...

DUH.... Mas o que é que nós te andamos a dizer desde o inicio????