quarta-feira, 25 de junho de 2008

Assuntos por resolver

Depois de dias felizes, a procura de duas músicas especiais acordou os seus fantasmas e deixou-a de rastos outra vez.

Então ela tem que decidir, dentro de si, o que quer, como se quer.

Por tudo o que viveu no seu casamento, pela ausência de emoção, de calor, de alegria, ela dificilmente admite voltar a ter uma relação com o seu ex-marido. Para que isso fosse possível, e usando palavras dele, ele passaria a ser infeliz. E nunca, nunca, nunca quis que ele fosse infeliz a seu lado. O que ela tinha gostado era exactamente o contrário, que ele fosse feliz a seu lado.
Por ser demasiado insuportável continuar o casamento, decidiu divorciar-se para dar uma segunda hipótese a si mesma. Mas é difícil.
Muito difícil. Em especial quando algo despoleta recordações tão doces quanto antigas. Que, depois, num efeito de queda de dominós, vai acordar outras recordações não tão boas, nem tão antigas e traz-lhe de volta a tristeza.

O sentimento não morre assim, não se desliga como um interruptor. Mas ela pode desligar o contacto que tem tido com ele, que, embora esporádico, não lhe é saudável.

Este casamento já morreu há muito. Falta o enterro. Já tentou várias vezes, mas há sempre uma assombração a toldar-lhe o caminho, a impedi-la de raciocinar.

Assuntos por resolver:
- enterrar, DEFINITIVAMENTE, o passado e com ele todos os episódios que a magoaram mas também os que a fizeram feliz;
- tratar da burocracia final: desligar-se das contas bancárias, cessar a quota na empresa e fazer as partilhas;
- mudar as visitas paternais aos filhos, para uma partilha de fins de semana mais equitativa;
- e, o mais difícil, tirar de sua casa os milhares de discos da colecção de discos; escolher alguns, encaixotar o resto e transportar as dezenas (talvez a roçar a centena) de caixotes para a garagem.

Este último assunto será o corte final. Ver as paredes do sótão vazias. Enfrentar de vez o vazio na sua vida.

Depois, tem que aprender a lidar com este vazio, sozinha. Ela e ela só.
Apenas ela.
Só ela.
Ela...

Sem comentários: